segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Erro Pode Estar Em Você


Me surpreendo com a facilidade humana de se vitimar.
De se pousar de coitado, como se fosse improvável errar.

Me surpreendo com a facilidade humana de querer sempre se inocentar.
Sempre apontar;
Julgar;
Enxergar no outro o que pode estar em você,
Mas em momento algum ser capaz de reconhecer.

É capaz de ver onde o outro erra.
Onde o outro peca.
Onde o outro exagera.
Onde o outro mente.
Onde o outro omite.
Onde o outro persiste em falhar.

Mas não somos capazes de olhar pra dentro de nós.
Como se "fossemos perfeitos".
Como se "fossemos intocáveis e irretocáveis".

Nosso egocentrismo nos faz pensar que somos perfeitos.
Que já damos o melhor de nós.
Que não temos muito o que mudar e melhorar.
Simplesmente, porque intitulamos aquilo como certo;
Correto;
Melhor forma;
Melhor saída,
Mas isso não quer dizer que, de fato, seja.
Porque tudo na vida, há dois pesos e medidas.
Não entendemos que, não é porque, nos consideramos certos.
Nos consideramos justos que todo o resto, é incerto e incorreto.

Descontamos no outro.
Apontamos o outro.
Desmerecemos o outro.
Diminuímos o outro.
E, muitas vezes, não temos a humildade de nos abaixar.
Não temos a capacidade de nos enxergar.
Isso não quer dizer se humilhar.
Isso significa, justamente, ter humildade e maturidade.
Ser capaz de olhar pra dentro de si.
E poder ver tudo o que precisamos melhorar.

E sempre temos o que mudar.
Ninguém é perfeito.
Nem eu.
Nem você.
Nem ninguém.

O que o outro é,
Cabe a ele.
O que o outro faz,
É problema dele.
Você jamais vai conseguir mudar ele.
Mas é totalmente capaz de mudar você.

Confrontamos os erros alheios.
Como se fossemos justiceiros.
Mas, raramente, enfrentamos de frente,
Cara a cara,
Sem medo, os nossos próprios erros e tropeços.

Apontar um erro, não te faz melhor.
Reconhecer seu erro, te faz muito maior.

Queremos sempre argumentar,
Mas nunca aceitamos e lidamos bem em sermos argumentados.

Nosso ego nos cega.
Nosso orgulho impede de sermos melhores.

Pois não será reconhecendo o erro do outro que seremos melhores,
Que seremos maiores.
Não será apontando outros defeitos, se não os nossos.

Seremos melhores quando formos capazes de olharmos pra dentro de nós.
Nosso intimo.
Lá no fundo.
Onde ninguém vê,
Ninguém imagina e sabe.

Apenas você.
Nós com nós mesmos.

Reconhecer onde pecamos,
Erramos,
Falhamos.
Reconhecer onde fomos injustos,
Impuros,
Imaturos.

O outro que cuide de si.

Enquanto a mim:

Quero me permitir enxergar,
Me ajustar,
Reconhecer,
Conseguir melhorar,
Ter a humildade de aceitar,
Parar de apontar,
Me esforçar pra acertar.

E quando eu errar,
Recomeçar,
Tentar novamente,

Reconhecer.
Me conhecer.
Me reinventar!


Renata Galbine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário